top of page
bibi_horizontal.png
107 Premio Bibi Ferreira - 21.09.2022.jpg

COMITÊ DE NOMEAÇÃO


12 membros que possuem larga experiência educacional e/ou profissional em teatro. Uma gama de conhecimentos teatrais com o objetivo de obter um amplo de ponto de vista e experiência. Todos os componentes assistem a todos os espetáculos elegíveis.

INFORMAÇÕES AOS PRODUTORES


Os produtores podem distribuir aos membros do Comitê de nomeação:

• Uma cópia do texto;

• Uma gravação de áudio e/ou vídeo que demonstre o desempenho no palco da produção elegível, desde que não contenha material adicional, como narração, citações, especificações etc. (gravações comerciais disponíveis que podem separadamente conter materiais adicionais são aceitáveis);

• Cada tipo de material pode ser distribuído para os membros do Comitê de Indicação e Comitê de Nomeação fisicamente. Os Diretores Gerais da Produção do Prêmio Bibi Ferreira® não podem alterar ou renunciar a esses materiais distribuídos. Cada item distribuído sob esta regra deve ser fornecido simultaneamente para a Produção do Prêmio Bibi Ferreira®;

• Todos os materiais devem ser encaminhados para a Produção do Prêmio Bibi Ferreira® que encaminhará para os membros do Comitê.

Presidente do Juri

Jurados - Teatro - Marllos Silva - Caio Gallucci.jpg

Marlos Silva

Ator, Diretor, Dramaturgo e Produtor

@marllossilva

Marllos Silva é o precursor de importantes frentes do Teatro Musical Brasileiro. Hoje, tem mais de 20 projetos culturais realizados como produtor executivo, é o idealizador e produtor do Prêmio Bibi Ferreira, a mais importante premiação de teatro musical no país, e do FPTM - Festival Paulista de Teatro Musical - o primeiro festival do Brasil dedicado exclusivamente a musicais. São mais de 20 anos dedicado à pesquisa do teatro musical, Marllos se iniciou na arte com grandes mestres da encenação no Brasil, José Renato Pécora e Iacov Hillel. Alguns de seus trabalhos recentes como diretor foram: Itapuca – O Musical, Kafka e a Boneca, Madagascar – Uma Aventura Musical da Dreamworks, os concertos Cantando com Encanto da Walt Disney Company e Carlos Bauzys In Concert. É autor de obras como Amor & Pólvora, Assim dizia Shakespeare, além dos musicais Nos Embalos da Jovem Guarda, Amor, Old B’day, Itapuca – O Musical e Kafka e a Boneca. Também é pioneiro em publicações no ramo. Traduziu o livro Interpretar Canções - Acting Songs, de David Brunetti - primeira publicação voltada para a interpretação em teatro musical na língua portuguesa e o livro O Teatro Musical na Cidade de São Paulo - o primeiro catálogo histórico dos espetáculos de teatro musical desde os anos 2000. Em 2022, recebeu o Prêmio DID (Destaque Imprensa Digital) e em 2023, recebeu o Prêmio Arcanjo de Cultura, ambos pela sua contribuição ao teatro musical no país.

Jurados Teatro Musical

Gisele Bellot por Rafel Marques.JPG

Gisele Bellot

Bailarina e Coreógrafa

@gibellot

Bailarina e Coreógrafa – Profissional a 45 anos atuando na área como bailarina, professora e coreógrafa, muito premiada com seus trabalhos coreográficos remontados em companhias no Brasil e no exterior. Protagonista de diversas obras do ballet do repertório tradicional e obras dos mais expressivos coreógrafos nas linhas contemporâneas. É integrante do CID - Conselho Internacional de Dança da UNESCO, do Corpo de jurados do Prêmio Bibi Ferreira e coreógrafa titular do Projeto TUCCA - Aprendiz de Maestro. Ministra aulas e workshops de ballet clássico em companhias, eventos, escolas e festivais e de dança. Atualmente seu espaço de dança é referência na cidade de São Paulo.

jhean.jpg

Jhean Allex

Bailarino e Coreógrafo

@jheanallexoficial

Bailarino, professor, coreógrafo e ator paulistano, Jhean Allex construiu uma carreira sólida de mais de 30 anos dedicada à dança, sendo hoje uma das grandes referências nacionais em Jazz Dance. Sua formação transita entre o Ballet Clássico, Ballet Moderno e Dança Contemporânea, compondo uma linguagem versátil, técnica e expressiva.

No decorrer de sua trajetória, integrou companhias renomadas no Brasil e no exterior, como o Ballet do Theatro Municipal de Niterói, a Cia Tapias e a Compañía Nacional de Danza de Madrid, além de brilhar em grandes musicais como Cats, Fame, New York, New York, Vitor ou Vitória e O Mágico de Oz. Coreografou ainda para shows de grandes nomes da música brasileira, levando sua assinatura para diferentes linguagens do palco.

Reconhecido pela crítica e pelo público, recebeu diversos prêmios e títulos, incluindo o APCA e o de Melhor Coreógrafo no Festival de Dança de Joinville. Sua carreira já percorreu a América Latina e a Europa, com participações em eventos de destaque como a Bienal Internacional de Dança de Lyon (França).

Além de ministrar workshops e atuar como jurado em importantes festivais, dedica-se à formação de novos artistas. É criador e diretor do Contextos Cia de Dança e do Método Contextos, projetos que unem ensino, pesquisa e criação coreográfica, difundindo uma visão contemporânea do Jazz Dance e fortalecendo sua linguagem como uma das mais potentes expressões da dança no Brasil

240919_LuisFrança_PrêmioBibiFerreira_2192 2048px_edited.png

Miguel Arcanjo

Jornalista e Mestre em Artes

@miguel.arcanjo 

Jornalista CEO do Blog do Arcanjo, desde 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. Mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e faz o Arcanjo Pod. Eleito entre os melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, UOL, Huffpost, Band, CBN e Gazeta. Integra os júris do Prêmio Arcanjo, APCA, Prêmio Solano Trindade, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio do Humor, Guia da Folha, Prêmio Canal Brasil, Prêmio Jabuti e Prêmio Parada SP. Vencedor dos prêmios Nelson Rodrigues – Ancec, Inspiração do Amanhã, África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador de São Paulo.

Rosely Fiorelli.jpg

Rosely Fiorelli

Coreógrafa

@roselyfiorelli

Rosely Fiorelli, coreógrafa e diretora de cena, trabalha na área de teatro, shows, feiras, convenções e eventos corporativos diversos. Já atuou na área de teatro musical como coreógrafa e como diretora de coreografia residente em diversos musicais, tais como: Aí vem o Dilúvio; Grease; Pinocchio; O Mágico de Oz; O Beijo da Mulher Aranha; Rent; Tieta, o meu musical. Foi responsável ainda pela direção de movimento de três peças do premiado diretor Gabriel Vilela. Também atua em eventos corporativos.

Jamil Dias por Rafael Marques.JPG

Jamil Dias

Professor e Pesquisador em Artes Cênicas

@diasjamil

Professor e pesquisador de Artes Cênicas. Graduado em Direção Teatral pela ECA-USP, mesma instituição em que fez Mestrado (História do Teatro Brasileiro), Doutorado (Prática Teatral) e Pós-Doutorado (História do Teatro Musical no Brasil). Desenvolve atividades docentes em escolas profissionalizantes de Teatro (nas disciplinas Interpretação I, Interpretação II e Prática de Montagem) e de Teatro Musical (nas disciplinas História do Teatro Musical e História do Teatro).  Brevemente lançará uma biografia do ator Sérgio Cardoso. Integra o júri do Prêmio Bibi Ferreira desde a sua primeira edição.

Maurício.jpg

Maurício Mass

Ator, Músico e Diretor Musical

@mauriciomaas

Doutor em Pedagogia do Teatro pela ECA/USP, onde também realizou seu mestrado e graduação, sempre pesquisando as relações artísticas e pedagógicas entre Música e Cena. Trabalhou durante 15 anos como professor de Artes, Teatro e Música na educação básica e atua no ensino superior desde 2010. Atualmente é docente na área de Artes do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades em São Paulo (SP). Músico, arte-educador, diretor cênico e musical, sonoplasta e produtor musical, tocou e colaborou com diversos grupos musicais e companhias teatrais em São Paulo. Foi professor especialista no Curso de Formação em Teatro Musical pelo SESI–SP. É integrante do grupo musical Barbatuques desde 2000, onde se apresenta artisticamente e ministra cursos e workshops de música corporal para os mais diversos públicos pelo Brasil e exterior. Também participa como músico-ator na peça musical “Carmen, a Grande Pequena Notável” desde 2018.

Rogério Matias por Rafael Marques.JPG

Rogério Matias

Ator, Pianista, diretor, Cantor e Arte-Educador

@rogeriomatias

Ator, pianista, diretor e Arte-Educador. Estudou na Escola de Arte Dramática da USP. Alguns dos espetáculos que atuou: “O Mambembe” (Dir. Gabriel Vilela), “Aí vem o Dilúvio” (Dir. Sebastião Apolonio), “Les Miserables” (Dir. Ken Caswell, “South American Way” (Dir. Miguel Falabella), “Peter Pan” (Dir. Ariel Del Mastro), “Jekyll & Hyde” (Dir. Fred Hanson), “Evita” (Dir. Jorge Takla), “Priscilla – A Rainha do Deserto”, “Annie” (Dir. Miguel Falabella) entre outros. Foi backing vocal do cantor Edson Cordeiro de 1998 a 2000. Assistente de direção musical em “O Beijo da Mulher Aranha” (Dir. Wolf Maya). Diretor musical e pianista do Brooklyn Restaurante de 2004 a 2010. Ministrou e dirigiu cursos e workshops na Casa de Artes Operária, ABTM entre outros. Professor especialista em Teatro musical nas Oficinas e no Curso Técnico de Teatro Musical do SESI-SP. Desde 2001 é Diretor Artístico e coordenador cultural do  Colégio ÁBACO.

sandro de são sabbas.jpg

Sandro de São Sabbas

Ator, Cantor e Preparador Vocal

@sandrodesãosabbas

Sandro de São Sabbas é ator, cantor e diretor musical. Formado em música pela UNESP, é tambem certificado pela IVTOM, associação internacional de profissionais da técnica vocal MIX. É membro da AOTOS, associação britânica de professores de canto e possui especialização na Áustria na técnica FLOW, desenvolvida pelo Dr. Hubert Noé. Estudou improvisação em jazz pela faculdade  MusiKhochschule Köln em Colônia, Alemanha. Como ator/cantor participou dos musicais Miss Saigon e Hairspray.  Fez direção dos musicais Canções para Amores Líquidos, The Great Collection of Stolen Dreams, Reciclones – Em Busca de um Lixo Consciente, Coração de Herói entre outros. É também especialista em Teatro Musical nas cadeiras de Técnica Vocal e Atuando na Canção. Possui seu próprio estúdio e atende alunos de diversos países como EUA, Inglaterra, Índia, Indonésia, China, Vietnã, Brasil entre outros.

Jurados - Musical - Ubiratan Brasil.jpeg

Ubiratan Brasil

Jornalista

@brasil.ubiratan

Jornalista. Nascido em Tupã, interior de São Paulo, é formado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Iniciou carreira em 1985, na Revista Placar, da Editora Abril, transferindo-se para o Jornal da Tarde em 1990. Trabalhou ainda na área de Esportes na Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo. Em 2000, transferiu-se para o Caderno 2, do Estadão, no qual foi editor até 2023. Atualmente é freelancer e editor do Canal Teatro MF

Jurados Peça de Teatro

Bruno Cavalcanti.jpeg

Bruno Cavalcanti

Jornalista e Dramaturgo

@bruno.cavalcanti__

Bruno Cavalcanti é jornalista e dramaturgo. Trabalhou nas redações da Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e Uol. É colunista e crítico do Observatório da TV e autor de 11 peças de teatro.

Jurados - Teatro - Zecarlos de Andrade.jpg

Zécarlos de Andrade

Ator, Autor, Diretor e Prof. Dr em Artes Cênicas

@zecarlos_de_andrade

Ator, Autor, Diretor e Prof. Dr em Artes Cênicas. Descobri o palco pelas vias do teatro amador, que me levou para a Escola de Comunicações e Artes e, em seguida, para a Escola de Arte Dramática. Caí no profissionalismo conduzido pelas mãos de Myriam Muniz em “Fala baixo se não eu grito” de Leilah Assumpção. Percebo hoje que não construí uma carreira. A carreira me construiu e escolheu por mim por onde passar, com quem passar e como passar. Passei bem em algumas situações, não tão bem em outras, mas, graças a Dioniso, nunca passei mal. O mundo acadêmico também se fez presente igualmente cedo e entendo que, neste momento, é onde posso oferecer o que há de útil em mim. Já somei mais de meio século de atividades letivas e ainda estou aprendendo. Sempre conciliei meu percurso profissional entre o teatro e a academia, fazendo com que ambos se fundissem com absoluta magia. Participando do corpo de jurados do Prêmio Bibi Ferreira, imbuído da responsabilidade que isso acarreta, noto que, como espectador privilegiado, aprecio o trabalho dos que estão no tablado, valorizando o empenho, a dedicação e o esforço daqueles que se preparam para preencher prazerosamente nosso tempo de plateia com reflexões, que nos permitem avaliar melhor o mundo, o momento presente que nos envolve, e a nós mesmos, na incessante busca por nos tornarmos cidadãos melhores, colaboradores na construção de um planeta  melhor.

Jurados Ferdinando Martins.JPG

Ferdinando Martins

Jornalista, Sociólogo e Prof. Dr. na ECA- USP

@martferdinando

Ferdinando Martins é professor e pesquisador na ECA/USP e colaborador do Hemispheric Institute of Performance and Politics/New York University.  É autor do livro "Metodologias em Arte-Educação" (Editora Senac, 2023) e editor da revista "Cartografias", da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. Foi diretor (2010-2018) do Teatro da USP e curador da Bienal Internacional de Teatro da USP (2012-2018). Foi coordenador do Convênio de Cooperação Cultural entre a USP e a Universidade Nacional Autônoma do México (2012-2015). Possui mestrado e doutorado em sociologia pela USP. Desenvolve pesquisas nas áreas de filosofia e sociologia da arte, teoria do teatro, estudos da performance, teoria queer, psicanálise e produção cultural.

rouanet preto.webp

APRESENTADO POR

REALIZAÇÃO

LOCAL

Santander-Logo.png
Screen Shot 2022-08-16 at 11.05.14 AM.png
Screen Shot 2022-08-14 at 4.53.33 PM.png

2025 - Prêmio Bibi Ferreira - Todos os Direitos Reservados

  • Black Circle
bottom of page