top of page
bibi_horizontal.png
107 Premio Bibi Ferreira - 21.09.2022.jpg

COMITÊ DE NOMEAÇÃO


11 membros que possuem larga experiência educacional e/ou profissional em teatro. Uma gama de conhecimentos teatrais com o objetivo de obter um amplo de ponto de vista e experiência. Todos os componentes assistem a todos os espetáculos elegíveis.

INFORMAÇÕES AOS PRODUTORES


Os produtores podem distribuir aos membros do Comitê de nomeação:

• Uma cópia do texto;

• Uma gravação de áudio e/ou vídeo que demonstre o desempenho no palco da produção elegível, desde que não contenha material adicional, como narração, citações, especificações etc. (gravações comerciais disponíveis que podem separadamente conter materiais adicionais são aceitáveis);

• Cada tipo de material pode ser distribuído para os membros do Comitê de Indicação e Comitê de Nomeação fisicamente. Os Diretores Gerais da Produção do Prêmio Bibi Ferreira® não podem alterar ou renunciar a esses materiais distribuídos. Cada item distribuído sob esta regra deve ser fornecido simultaneamente para a Produção do Prêmio Bibi Ferreira®;

• Todos os materiais devem ser encaminhados para a Produção do Prêmio Bibi Ferreira® que encaminhará para os membros do Comitê.

 Musical

CHARLES DALLA_edited.png

Charles Dalla

Compositor, Maestro, Diretor Musical, Ator e Dublador

Maestro, compositor, arranjador, diretor musical, ator e cantor. Teve como mestres, entre outros, o maestro H.J. Koellreutter e a musicista Leticia Pagano. Cursou Bacharelado em Composição e Regência na UNESP – SP. Já compôs, dirigiu e/ou orquestrou diversos espetáculos musicais adultos e infantis.

Jamil Dias_edited.png

Jamil Dias

Diretor de Teatro, Professor, Pesquisador Dr. em Artes Cênicas

Ator, Diretor e Pesquisador de teatro musical brasileiro. Pós-Doutorado em Artes Cênicas pela USP, Doutor em Artes Cênicas pela USP, Mestrado em Artes – Teatro pela USP, Bacharel em Direção Teatral pela USP. Diretor com experiência em mais de 30 espetáculos. Integra o júri do Prêmio Bibi Ferreira.

Miguel Arcanjo

Jornalista e Mestre em Artes

Vice-presidente da APCA e um dos jornalistas mais influentes do Brasil na área cultural, com mais de 50 mil seguidores nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Colunista do UOL, onde faz o Blog do Arcanjo, é editor-chefe do site que leva seu nome e jornalista na Record TV. É é pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP, bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFMG e mestrando em Artes na UNESP, sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Mate. Premiado, passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, TV Globo, Curso Abril de Jornalismo, Editora Abril, Contigo!, Ilustrada na Folha de S.Paulo, Agora São Paulo, R7, Record, Record News, Rede TV! e UOL.

240919_LuisFrança_PrêmioBibiFerreira_2192 2048px_edited.png
Jurados - Musical - Gisele Bellot.jpeg

Gisele Bellot

Bailarina e Coreógrafa

Profissional a 45 anos atuando na área como bailarina, professora e coreógrafa, muito premiada com seus trabalhos coreográficos remontados em companhias no Brasil e no exterior. Protagonista de diversas obras do ballet do repertório tradicional e obras dos mais expressivos coreógrafos nas linhas contemporâneas. É integrante do CID - Conselho Internacional de Dança da UNESCO, do Corpo de jurados do Prêmio Bibi Ferreira e coreógrafa titular do Projeto TUCCA - Aprendiz de Maestro. Ministra aulas e workshops de ballet clássico em companhias, eventos, escolas e festivais e de dança. 

Atualmente seu espaço de dança é referência na cidade de São Paulo. 

Jurados - Teatro - Marllos Silva - Caio Gallucci.jpg

Marllos Silva 

Ator, Diretor, Dramaturgo e Produtor

Produtor Executivo de mais de 20 produções teatrais. Fundador do Prêmio Bibi Ferreira, o mais prestigiado prêmio de teatro e teatro musical do Brasil. Fundador também do FPTM - Festival Paulista de Teatro Musical, o primeiro festival da cidade dedicado exclusivamente a produções de teatro musical originais. Há mais de 16 anos dedica-se. apesquisa de Teatro musical e já trabalhou com diretores consagrados, como José Renato Pécora e Iacov Hillel.

Recentemente dirigiu a montagem brasileira de Madagascar - Uma Aventura Musical e o workshop do musical brasileiro A Escrava Isaura no John F. Kennedy Center for the Performing Arts em Washington, nos Estados Unidos.

WhatsApp Image 2021-08-16 at 14.23_edited.png

Rogério Matias

Ator, Pianista, diretor, Cantor e Arte-Educador

Ator, músico, cantor, diretor teatral e arte-educador. Estudou Escola de Arte Dramática da USP. Alguns dos espetáculos que atuou: “O Mambembe” (Dir. Gabriel Vilela), “Aí vem o Dilúvio” (Dir. Sebastião Apolonio), “Les Miserables” (Dir. Ken Caswell, “South American Way” (Dir. Miguel Falabella), “Peter Pan” (Dir. Ariel Del Mastro), “Jekyll & Hyde” (Dir. Fred Hanson), “Evita” (Dir. Jorge Takla), “Priscilla – A Rainha do Deserto”, entre outros. Foi assistente de direção musical em “O Beijo da Mulher Aranha” (Dir. Wolf Maya). Foi diretor musical e pianista do Brooklyn Restaurante de 2004 a 2010. É coordenador e diretor do grupo de teatro do Colégio Ábaco a 17 anos, também ministrou e dirigiu cursos e workshops na Casa de Artes Operária, ABTM entre outros. Professor especialista em teatro musical nas Oficinas e no Curso Técnico de Teatro Musical do SESI-SP.

Jurados - Musical - Ubiratan Brasil.jpeg

Ubiratan Brasil

Jornalista

Nascido em Tupã, interior de São Paulo, é formado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Iniciou carreira em 1985, na Revista Placar, da Editora Abril, transferindo-se para o Jornal da Tarde em 1990. Trabalhou ainda na área de Esportes na Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Em 2000, transferiu-se para o Caderno 2, do Estado de São Paulo, no qual hoje é o editor. 

Prosa

Jurados Teatro - Chris Trevisan.jpg

Christina Trevisan

Encenadora, Diretora Teatral, Atriz, Dramaturga, Professora, Diretora de Movimento  e Pesquisadora 

Há mais de 40 anos atua na área artística e na acadêmica. Mestre em Artes Cênicas pela Unesp, Graduada em Artes Cênicas pela UFSM, Especializada em Laban e a Arte do Movimento pelo Estúdio Denise Telles e pelo Instituto Caleidos. Desenvolve pesquisas nas interfaces Teatro/Dança e Stanislávski/Laban, trabalhando com essas conexões na sua prática profissional. Ministra aulas de Interpretação, Movimento para o Ator, Dramaturgia, Encenação e Atuando na Canção. 

Jurados Ferdinando Martins.JPG

Ferdinando Martins

Jornalista, Sociólogo e Prof. Dr. na ECA- USP

Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP. Como pesquisador, participa do Centro de Documentação Teatral e do Laboratório de Práticas Performativas da ECA-USP. Líder da linha Estudos da performance e processos de subjetivação do Grupo de Pesquisa Alteridade, subjetividades, estudos de gênero e performances nas Comunicações e Artes (AlterGen). É jurado do Prêmio Shell de Teatro, do Prêmio BIbi Ferreira e da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Em 2022, foi um dos coordenadores de conteúdo da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, na qual trabalha desde 2019 com a internacionalização de grupos teatrais brasileiros. Em 2019, foi professor visitante do Hemispheric Institute of Performance and Politics da Universidade de Nova York. Foi diretor do Teatro da USP (TUSP), de 2010 a 2018 e coordenador de Cooperação Cultural entre a USP e a Universidade Nacional Autônoma do México (2012-2015). Realiza pesquisas sobre a produção cultural nas Américas e no Oriente Médio. Trabalha também com questões relacionadas a gênero e sexualidade nas artes cênicas.

Jurados Teatro - Edna Ligieri.jpg

Edna Ligieri

 Dramaturga, Diretora de Teatro, Diretora Cênica de Ópera e Atriz

 Estudou no  Morley College de Londres, pesquisadora da vida e obra de William Shakespeare.  Atuou em “Medida por Medida” de William Shakespeare, Três Irmãs, de Tchecov (Londres, Inglaterra). Dirigiu “Os Dois Fidalgos de Verona”, As Fidalgas, e “Shakespeare Amor e Loucura”, “Beyond Therapy” de Christopher Durang e “Butterfingers Angels”, de William Gibson, nos Estados Unidos.  Escreveu e dirigiu: “Drink a L’Amour”, Modernidades, “Shakespeare e os Versos Ilegais” e “A Última Chamada”. Dirigiu a Ópera Romeu e Julieta de Gounot. 

Jurados - Teatro - Marllos Silva - Caio Gallucci.jpg

Marllos Silva

Ator, Diretor, Dramaturgo e Produtor

Produtor Executivo de mais de 20 produções teatrais. Fundador do Prêmio Bibi Ferreira, o mais prestigiado prêmio de teatro e teatro musical do Brasil. Fundador também do FPTM - Festival Paulista de Teatro Musical, o primeiro festival da cidade dedicado exclusivamente a produções de teatro musical originais. Há mais de 16 anos dedica-se. apesquisa de Teatro musical e já trabalhou com diretores consagrados, como José Renato Pécora e Iacov Hillel.

Recentemente dirigiu a montagem brasileira de Madagascar - Uma Aventura Musical e o workshop do musical brasileiro A Escrava Isaura no John F. Kennedy Center for the Performing Arts em Washington, nos Estados Unidos.

Jurados - Teatro - Zecarlos de Andrade.jpg

Zécarlos de Andrade

Ator, Autor, Diretor e Prof. Dr em Artes Cênicas

Descobri o palco pelas vias do teatro amador, que me levou para a Escola de Comunicações e Artes e, em seguida, para a Escola de Arte Dramática. Caí no profissionalismo conduzido pelas mãos de Myriam Muniz em “Fala baixo se não eu grito” de Leilah Assumpção. Percebo hoje que não construí uma carreira. A carreira me construiu e escolheu por mim por onde passar, com quem passar e como passar. Passei bem em algumas situações, não tão bem em outras, mas, graças a Dioniso, nunca passei mal. O mundo acadêmico também se fez presente igualmente cedo e entendo que, neste momento, é onde posso oferecer o que há de útil em mim. Já somei mais de meio século de atividades letivas e ainda estou aprendendo. Sempre conciliei meu percurso profissional entre o teatro e a academia, fazendo com que ambos se fundissem com absoluta magia. Participando do corpo de jurados do Prêmio Bibi Ferreira, imbuído da responsabilidade que isso acarreta, noto que, como espectador privilegiado, aprecio o trabalho dos que estão no tablado, valorizando o empenho, a dedicação e o esforço daqueles que se preparam para preencher prazerosamente nosso tempo de plateia com reflexões, que nos permitem avaliar melhor o mundo, o momento presente que nos envolve, e a nós mesmos, na incessante busca por nos tornarmos cidadãos melhores, colaboradores na construção de um planeta  melhor. 

bottom of page