49_edited.jpg

O teatro musical no Brasil tem uma longa historia e foi realizado por muitos profissionais que se dedicaram, e permanecem se dedicando a este gênero teatral. Muitas dessas pessoas não estão nos palcos, ou jamais estiverem, mas foram e/ou são tão importantes quanto os artistas.

Com o objetivo de reconhecer a contribuição destes profissionais e/ou instituições, a partir de 2014 o PRÊMIO BIBI FERREIRA concederá a MEDALHA ARTHUR AZEVEDO por serviços prestados ao teatro musical no Brasil.

Esta homenagem será entregue durante a cerimônia anual do PRÊMIO BIBI FERREIRA.
ARTHUR AZEVEDO – Dramaturgo, poeta, contista e jornalista brasileiro. Consolidou a comédia de costumes brasileira, sendo no país o principal autor do Teatro de Revista, em sua primeira fase. Sua atividade jornalística foi intensa, devendo-se a ele a publicação de uma série de revistas especializadas, além da fundação de alguns jornais cariocas.

Foi por sua insistência, através dos seus artigos na imprensa que em 1894, foi criada a lei que previa a construção de um teatro municipal no Rio de Janeiro. tinha o teatrólogo a convicção de que somente a construção desse teatro poria fim a má fase em que se encontrava as artes cênicas na segunda metade do século XIX. Arthur Azevedo não assistiu a sua inauguração. Pois faleceu meses antes, aos 53 anos. Algumas de suas obras para o teatro:​

  • O Rio de Janeiro de 1877 (1878)

  • A pele do lobo (187)

  • O Bilontra (1885)

  • A Almanjarra (1888)

  • O Dote (1888)

  • A Capital Federal (1897)

  • O Badejo (1898)

  • Confidências (1898)

  • O Jagunço (1898)

  • Comeu! (1901)

HOMENAGEADOS

2016

FUNDAÇÃO LIA MARIA AGUIAR

Pelo projeto de Teatro Musical no qual atende mais de 150 crianças oferecendo aulas de interpretação, música, canto e dança. Além de apoio psicológico e nutricional, todas as crianças são atendidas de forma gratuita.

2015

FERNANDO AMARAL (Diretor de Marketing Itaú): Pela realização do projeto de democratização e popularização dos musicais patrocinado através da lei de incentivo à cultura pela Rede.

2014

VICTOR BERBARA – Produtor responsável por implementar os musicais americanos no Brasil, alguns dos musicais produzidos pelo Sr. Berbara. Minha Querida Dama – 1962 (My Fair Lady), Alô, Dolly! – 1965 (Hello, Dolly!) Promisses, Promisses – 1970, Evita – 1983.

CLETO BACCIC E WALTER VISIONE: SESI/SP e ATÊLIER DE CULTURA 

Pela implementação do curso de teatro musical. Receberam a Medalha Arthur Azevedo o Prof. Walter Vicione, representando o SESI/SP e Cleto Baccic representando o Atêlier de Cultura.

2016.09_edited.jpg

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom